Nessa minha busca pela paz tenho encontrado grandes obstáculos. Claro que eles sempre existiram. Isso eu já sabia. Mas não tinha percebido é que uma grande parte desses obstáculos são impostos por nós mesmos.
O primeiro obstáculo que eu consigo citar é a expectativa de se sair vencedor. Vencer todas as batalhas. Ninguém gosta do perdedor. Os pais esperam que o filho seja bem sucedido. O namorado ou namorada quer um companheiro bem sucedido. O patrão quer um vendedor que traga muito lucro pra firma. Até ai não estou apontando nenhum problema muito grave.
É claro que vai começar a ser um problema quando o filho deixar de se divertir, pois tem que se matar de estudar pra passar no vestibular. Ou quando o rapaz não tem mais tempo pra namorar de tanto trabalhar. Ou então o vendedor não tem mais escrúpulos pra realizar qualquer venda e acaba enganando seus clientes.
O fim justifica os meios... Putz, essa é uma das piores frases que eu já ouvi.
O cara que se submete a um emprego medíocre que não lhe traz nenhuma satisfação. Que acorda todo dia triste e sem esperança e parte pra mais uma dose de tortura mental se submetendo a um chefe incompetente e fazendo algo que ele não gosta. Usando toda sua força de trabalho para atingir objetivos que não são os dele.
Qual o sentido da vida pra esse cara? Imagina o Al Bundy do seriado Married with Children. Eu fico deprimido só de pensar na vida de um cara como ele. Nesses seriados chega a parecer engraçado, mas é trágico pensar que na vida real isso ocorre também. Mas tão trágico quanto o Al são seus vizinhos, bem sucedidos, ricos, bonitos, porém nem assim felizes... Com tantos defeitos quanto os Bundies... Tentando sempre serem os vencedores, porém sem possuir nenhuma virtude.
virtude . [Do lat. virtute.] S. f. 1. Disposição firme e constante para a prática do bem. [Opõe-se a vício (2).] 2. Boa qualidade moral; força moral; valor. 3. Ato virtuoso. 4. Castidade, pureza. 5. Modo austero de vida. 6. Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, propriedade: "O interesse do português pelas suas conquistas foi sobretudo apego a um meio de fazer fortuna rápida, dispensando o trabalho regular, que nunca foi virtude própria dele." (Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, p. XVIII.) 7. Causa, motivo, razão. 8. Validade, valor, legitimidade. ~ V. virtudes. Em virtude de. 1. Em conseqüência de; por causa de: Voltou cedo em virtude da chuva.
O VENCEDOR (Marcelo Camelo)
Olha lá quem vem do lado oposto
e vem sem gosto de viver
Olha lá que os bravos são escravos
sãos e salvos de sofrer
Olha lá quem acha que perder
é ser menor na vida
Olha lá quem sempre quer vitória
e perder a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor,
levo a vida devagar pra não faltar amor
Olha você e diz que não
vive a esconder o coração
Não faz isso, amigo
Já se sabe que você
só procura abrigo
mas não deixa ninguém ver
Por que será ?
Eu que já não sou assim
muito de ganhar
junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
só pra viver em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário