Páginas

17 de novembro de 2003

Silly Love Songs

Ah... Olhe para todas essas pessoas solitárias... Será que vamos encontrar o amor algum dia? Afinal como já disse a música "All we need is love", não é? Ou será o amor apenas uma idealização de um sentimento inatingível?

Eu gosto da minha família, sinto carinho e afeição. A isso também chamam de amor. Mas e o amor dos cupidos? Aquele que atinge uma pessoa e a faz perder completamente os sentidos.

Por curiosidade olhei no dicionário o vocábulo amor, e pra minha surpresa encontrei uma das mais extensas lista de verbetes que eu já vi. Foram 74 linhas tentando explicar a palavra amor. Nenhum verbete satisfez a minha curiosidade sobre o significado do amor. Porém um deles chamou minha atenção:

amor (ô). [Do lat. amore.] S. m. 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa: amor ao próximo; amor ao patrimônio artístico de sua terra. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema: "Amor é um fogo que arde sem se ver" (Luís de Camões, Rimas, p. 135); "Vereis amor da pátria não movido / De prêmio vil, mas alto e quase eterno" (Id., Os Lusíadas, I, 10); amor a uma causa.

Já que estava com o dicionário em mãos resolvi olhar a palavra paixão e pra minha surpresa também encontrei diversos verbetes. Mas dessa vez eu tive mais sorte na minha busca. Paixão, acho que é isso que eu estava procurando.

paixão 1. [Do lat. passione.] S. f. 1. Sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão: Deixou-se vencer pela paixão; Resistiu à paixão. 2. Amor ardente; inclinação afetiva e sensual intensa: A paixão entre Romeu e Julieta nasceu de um rápido encontro.

Fiquei pensando: por que gosto mais da idéia da paixão do que do amor? Acho que descobri a resposta: durante toda a minha vida eu venho procurado viver a sombra da razão, isto é, fazer o que é certo, ou o que o consenso diz que é. E nesse tempo todo eu suprimi alguns sentimentos quando a lucidez se fazia valer. Muitas paixões e amores foram perdidos por eu ter medo de arriscar.

Acho que é por isso que hoje me pego pensando na paixão, mas na paixão como algo incontrolável, ou como estava no dicionário "sobrepondo-se à lucidez e à razão". A paixão é uma das peças principais que move o motor da vida, isso é certo. Pois se não houvesse paixão, acredito que não haveria motivo que nos levasse a escrever as canções de amor, como essa abaixo.

I Remember You (Skid Row)

Woke up to the sound of pouring rain
The wind would whisper and I'd think of you
And all the tears you cried, that called my name
And when you needed me I came through

I paint a picture of the days gone by
When love went blind and you would make me see
I'd stare a lifetime into your eyes
So that I knew you were there for me
Time after time you were there for me

Remember yesterday - walking hand in hand
Love letters in the sand - I remember you
Through the sleepless nights and every endless day
I'd wanna hear you say - I remember you

We spend the summer with the top rolled down
Wished ever after would be like this
You said I love you babe, without a sound
I said I'd give my life for just one kiss
I'd live for your smile and die for your kiss

Remember yesterday - walking hand in hand
Love letters in the sand - I remember you
Through the sleepless nights and every endless day
I'd wanna hear you say - I remember you

We've had our share of hard times
But that's the price we paid
And through it all we kept the promise that we made
I swear you'll never be lonely

Woke up to the sound of pouring rain
Washed away a dream of you
But nothing else could ever take you away
'Cause you'll always be my dream come true
Oh my darling, I love you


Remember yesterday - walking hand in hand
Love letters in the sand - I remember you
Through the sleepless nights and every endless day
I'd wanna hear you say - I remember you

Nenhum comentário: