Páginas

7 de setembro de 2012

Receita de casais felizes: existe?

Sempre me pergunto se existe uma receita para a felicidade conjugal. Gosto de observar pessoas e relacionamentos, e acredito que a interação com outras pessoas seja a melhor experiência que podemos ter na vida. Mas as vezes eu penso que relacionamentos duradouros são a exceção e não a regra.

Nos últimos tempos tem se noticiado diversas separações de casais famosos. Algumas relações, que aparentemente eram duradouras se desfazem como se nunca tivessem existido, e certas vezes se transformam até em aversão (brigas, escândalos, disputas judiciais, etc.).

Em termos de experiências pessoais, eu sou filho de pais divorciados e cresci sem um modelo de casal próximo a mim. Talvez por isso eu tenha uma certa curiosidade sobre esse assunto. Mas ao longo dos anos observei os pais dos meus colegas e pessoas próximas, que eram modelos de casais com quem eu poderia aprender alguma coisa. 

Uma conclusão eu tiro dessa minha experiência: a falta de um dos pais é um fardo para quem fica responsável pelos filhos, pois quando não há quem compartilhe as tarefas do dia-a-dia, isso gera uma sobrecarga (normalmente para a mãe). Mas ainda assim, talvez seja uma melhor opção do que ter pais que brigam constantemente e chegam ao ponto de não se respeitarem mais, ou não demonstrarem nenhum tipo de carinho ou amor.


Ao invés de usar minhas experiências pessoas, vou citar exemplos de casais famosos porque é mais fácil obter informações sobre as separações - apesar de algumas vezes essas informações estarem contaminadas com muitas fofocas. 

Tem casos que são óbvios e simplesmente juvenis, com o dos atores Kristen Stewart e Robert Pattinson - traição descarada de um dos parceiros. É simplesmente falta de respeito e imaturidade. É quase impossível um relacionamento sobreviver a um evento como esse, especialmente quando há exposição da traição. 

Outros casos não são tão simples, como o fim do relacionamento da Shakira com o argentino Antonio de la Rúa. No começo eu achava curioso o fato da Shakira estar envolvida com alguém por mais de 10 anos e eles ainda não terem casado. Na verdade, muitos famosos tentam manter sua vida pessoa em segredo, mas talvez essa seja uma das desvantagem da fama - pouca coisa é privada na vida de uma figura pública. Mas no ano passado (Janeiro de 2011), ocorreu a separação dos dois. Agora o Antonio processa a Shakira por milhões de dólares - não vou entrar no mérito do processo, mas me pergunto: como é que duas pessoas que viveram como se fossem uma por anos a fio, terminam a sua história desse jeito?

Outro exemplo que me deixa espantado é o término do casamento do cantor Seal com a modelo Heidi Klum. Em 2005 parecia uma história da Bela e a Fera no início. A modelo estava grávida e foi abandonada pelo pai da criança, e o Seal entrou na vida dela e eles foram felizes para sempre. Só que o para sempre durou apenas 7 anos. E hoje o casal vive uma batalha judicial com fofocas de traição por parte da Heidi (com o guarda-costas que atualmente é o seu par romântico) e brigas na divisão de bens.

Bom, ainda bem que também existem casais que aparentemente deram certo e estão juntos a anos. Tenho pais de amigos meus que estão juntos a vida inteira e são felizes! Isso me dá esperanças. E para não deixar de citar alguns famoso casais brasileiros: 
  • Gloria Menezes e Tarcísio Meira - juntos há 50 anos
  • Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli - juntos há 25 anos
  • Tony Bellotto e Malu Mader - casados há 22 anos
  • Fátima Bernardes e Willian Bonner - casados há 22 anos
  • Luciano Huck e Angélica - casados há 8 anos

E para finalizar, uma notícia antiga, mas ainda assim uma feliz notícia para os que acreditam em relacionamentos duradouros: um casal que levou a sério a promessa de "juntos até que a morte os separe" - ou não separe nesse caso.

"Um casal do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, que viveu junto durante 72 anos, morreu de mãos dadas em um hospital na semana passada, com apenas uma hora de diferença. Norma Stock, 90 anos, e Gordon Yeager, 94."

Nenhum comentário: