Páginas

17 de março de 2004

O Exercício do Auto-Amor

Muito se tem falado sobre o Amor hoje em dia.
Uma frase moderna e que ecoa por todos os ambientes atualmente é: “Para amar alguém é necessário primeiro se amar”.
O que quer dizer exatamente esta frase?
Estão nos convocando ao egoísmo do tipo “primeiro eu, depois você”?
O que é primeiro me amar para depois amar o outro?
Estes questionamentos levam-nos a uma outra frase muito mais antiga, bíblica mesmo: “Amai ao próximo como a ti mesmo.”
O que é amar ao próximo como a mim mesmo?
Como posso amar o outro como a mim mesmo?
Devo amar o outro e eu igualmente? Como assim?!
Percebe que essas duas frases - a antiga e a moderna - remetem-nos à relação Eu-Outro, onde o que se tem no meio é o Amor?

As duas frases - a Lei Divina e a lei mundana - apresentam-nos a necessidade de haver Amor tanto para si mesmo como para o outro; doado, obviamente, com generosidade.
Como posso doar algo generosamente se não tenho nem para mim mesmo?
Como sei que estou me amando e não sendo absolutamente egoísta e econômico na minha relação com o outro?
Amar significa também prover a subsistência e o prazer.
Como está a sua vida dentro destas duas questões?
....


O texto acima é um trecho do texto escrito por Maria Aparecida Diniz Bressani, chamado "O Exercício do Auto-Amor". Eu copiei esse trecho do site Budismo: O que é? Suas Escolas e o Buda e você pode lê-lo na integra através desse link - clique aqui. Uma coisa interessante da abordagem desse site é que eles relacionam o Budismo com a Psicologia, o que aumentou ainda mais o meu interesse pelo assunto.

Nenhum comentário: