Páginas

19 de março de 2004

Cadê as virtudes?

Nessa minha busca pela paz tenho encontrado grandes obstáculos. Claro que eles sempre existiram. Isso eu já sabia. Mas não tinha percebido é que uma grande parte desses obstáculos são impostos por nós mesmos.

O primeiro obstáculo que eu consigo citar é a expectativa de se sair vencedor. Vencer todas as batalhas. Ninguém gosta do perdedor. Os pais esperam que o filho seja bem sucedido. O namorado ou namorada quer um companheiro bem sucedido. O patrão quer um vendedor que traga muito lucro pra firma. Até ai não estou apontando nenhum problema muito grave.

É claro que vai começar a ser um problema quando o filho deixar de se divertir, pois tem que se matar de estudar pra passar no vestibular. Ou quando o rapaz não tem mais tempo pra namorar de tanto trabalhar. Ou então o vendedor não tem mais escrúpulos pra realizar qualquer venda e acaba enganando seus clientes.

O fim justifica os meios... Putz, essa é uma das piores frases que eu já ouvi.

O cara que se submete a um emprego medíocre que não lhe traz nenhuma satisfação. Que acorda todo dia triste e sem esperança e parte pra mais uma dose de tortura mental se submetendo a um chefe incompetente e fazendo algo que ele não gosta. Usando toda sua força de trabalho para atingir objetivos que não são os dele.
Al Bundy Qual o sentido da vida pra esse cara? Imagina o Al Bundy do seriado Married with Children. Eu fico deprimido só de pensar na vida de um cara como ele. Nesses seriados chega a parecer engraçado, mas é trágico pensar que na vida real isso ocorre também. Mas tão trágico quanto o Al são seus vizinhos, bem sucedidos, ricos, bonitos, porém nem assim felizes... Com tantos defeitos quanto os Bundies... Tentando sempre serem os vencedores, porém sem possuir nenhuma virtude.

virtude . [Do lat. virtute.] S. f. 1. Disposição firme e constante para a prática do bem. [Opõe-se a vício (2).] 2. Boa qualidade moral; força moral; valor. 3. Ato virtuoso. 4. Castidade, pureza. 5. Modo austero de vida. 6. Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, propriedade: "O interesse do português pelas suas conquistas foi sobretudo apego a um meio de fazer fortuna rápida, dispensando o trabalho regular, que nunca foi virtude própria dele." (Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, p. XVIII.) 7. Causa, motivo, razão. 8. Validade, valor, legitimidade. ~ V. virtudes. Em virtude de. 1. Em conseqüência de; por causa de: Voltou cedo em virtude da chuva.



O VENCEDOR (Marcelo Camelo)

Olha lá quem vem do lado oposto
e vem sem gosto de viver
Olha lá que os bravos são escravos
sãos e salvos de sofrer
Olha lá quem acha que perder
é ser menor na vida
Olha lá quem sempre quer vitória
e perder a glória de chorar
Eu que já não quero mais ser um vencedor,
levo a vida devagar pra não faltar amor


Olha você e diz que não
vive a esconder o coração

Não faz isso, amigo
Já se sabe que você
só procura abrigo
mas não deixa ninguém ver
Por que será ?

Eu que já não sou assim
muito de ganhar
junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
só pra viver em paz.

Nenhum comentário: