Páginas

23 de agosto de 2004

Vaidade

"Esse texto eu recebi por e-mail."

"Cantor do LS Jack é internado em coma no Rio após lipoaspiração. É possível isso? É admissível isso? Um rapaz de 27 anos ter uma parada cardíaca e entrar em coma após uma cirurgia de lipoaspiração?

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos "lipo-as" e muito mais "piração"?

Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu! Hoje, Deus é a auto imagem. Religião, é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo,sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso. A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o a volta, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados,aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Deus permita que ele volte do coma sem seqüelas. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva."

Desconheço a autoria.

Um comentário:

Pikena disse...

É, eu já pensei muito nisso também. Aliás, penso demais até hoje. Onde foram parar as pessoas de verdade? Não só fisicamente, mas pessoas que ainda têm coragem de ser elas mesmas, de assumir seus sentimentos e pensamentos, sem pensar só em se adaptar, em ser aceito pela sociedade...Gente que pensa por si mesma, gente que é capaz de se amar e amar os outros do jeito que são. Gente que sabe abraçar a vida de verdade... e a vida é tão curta!!

O que vem depois que a beleza e o dinheiro acabam? O que sobra quando não há nada pra se ver com outros olhos que não os do coração?

Ou ter coração também está fora de moda?