Páginas

20 de julho de 2005

Quanto custa?

Diante de tantos escândalos e falcatruas na política brasileira é difícil fugir do assunto. Estava em um restaurante conversando com uns colegas durante o almoço e ouvi a seguinte história.

“Um político honesto (sic), ou melhor dizendo, que tinha algum interesse em parar com o contrabando na fronteira do Paraguai resolveu, após inúmeras tentativas frustradas, chamar um velho amigo para montar uma equipe no posto policial da fronteira e acabar de uma vez por todas com o contrabando.

O velho amigo era um senhor bem sucedido, que ao longo da vida acumulou muitas vitórias e muito dinheiro, e o mais importante era honesto e devia um favor ao político. Por isso quando lhe foi apresentada sua árdua tarefa, ele aceitou sem pestanejar.

O político lhe disse:
- Você terá todos os recursos para conseguir parar com o contrabando. Pode escolher a sua própria equipe com pessoas de confiança para garantir a sua segurança. A única coisa que eu te peço é que dê um fim ao contrabando de mercadorias na fronteira.

O amigo aceitou e na semana seguinte estava trabalhando na fronteira. Mudou-se com a família para lá e arranjou uma boa casa. Montou sua equipe e iniciou a guerra contra o contrabando.

No começo o político acompanhou o árduo trabalho do amigo e ficou muito contente com seus métodos e principalmente com o resultado. O contrabando havia praticamente desaparecido. Satisfeito com o trabalho o político se afastou para tratar de outros assuntos.

Alguns meses se passaram e o político chegou a ficar preocupado. Porém como não havia mais sinais de contrabando, e o amigo nada dissera, as coisas deveriam estar correndo bem.

Até que certo dia o amigo ligou para o político. Sua voz apreensiva deixou o político nervoso:

- Sr. Político. Somos amigos há muitos anos e eu sei que te prometi acabar com o contrabando aqui na fronteira, mas você precisa me tirar daqui agora!

- Calma amigo. O que aconteceu? Alguém está ameaçando você ou sua família?

- Não, não é isso. Minha segurança está garantida.

- Então o que pode ser de tão grave? Achei que você estava dando conta do trabalho...

- E eu estava mesmo. Mas agora estou ficando um pouco preocupado.

- Oras, por que?

- É que eu agüentei por algum tempo, mas agora eles estão quase chegando no meu preço...”


Apesar do tom de brincadeira da conversa de almoço, quem me contou a história afirmou ser verídica. E realmente, junto com alguns outros fatos, essa pequena fabula me deixou com algo para pensar: será que realmente TODO MUNDO TEM SEU PREÇO?

Com disse um pastor da igreja “Templo é dinheiro”:
- O Senhor é meu pastor, e se a polícia não pegar a mala, nada me faltará!

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... Triste realidade :( MAs, flaando de coisas legais, adorei o novo visdual do Blog... tá tudo de lindinho!

Anônimo disse...

Ei Felipe!
Boa pergunta. Acho q "preço" vc só tem se quiser. As pessoas não tem valores mensuráveis, ou melhor, só tem aquelas que conseguem ser limitados o bastante pra isso.

Bjitos moço!

Anônimo disse...

Oi Fe!!
td bem?? como foi de findi??
beijos

Anônimo disse...

Triste mesmo isso...
O dinheiro se tornou o centro de tudo...

Há algumas semaninhas não visitava seu blog. Muito bom, chegar aqui e encontrar post novo! Vc sabe disso, né?!

Beijos

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto. A primeira vista os próprios valores parecem ser a coisa mais sublime de todo o mundo. Causa-nos uma pergunta: "Por que VALOR?". Sim. É isso mesmo chamasse valor por ter um preço. Todos temos um preço. Seja qual for. Seja o objeto que no toque a ambição. Seja algo que nos eleve o orgulho, ou ainda, as vezes nos vendemos pra preservar algumas pessoas que amamos. Isso é inevitável. Estou iniciando um blog também, não sei se conseguirei postar textos tão bons quanto este, mas espero que possa ir lá me fazer uma visita e dar e me dar uma força... No mais, abraços.

Isma disse...

Por mais triste que possa parecer, parece que sim, todo mundo tem um preço. Nem por isso vamos arregaçar a cancela e permitir a anarquia mundial. Acho que tudo é uma questão de balanceamento.

Forte abraço

Ismael

http://www.quimericamentelisergico.blogspot.com

Anônimo disse...

Hei moço! Uma passadinha rápida pra desejar que seja repleto de realizações. Que Deus te abençoe! :-)