Páginas

14 de dezembro de 2009

Mais lendo do que escrevendo

Esse blog está largado às traças (se é que existem traças digitais), sim eu sei! Acho que estou perdendo o hábito de escrever. Principalmente por falta de tempo, mas também porque tenho usado o meu tempo livre para ler.

E durante minhas leituras me deparei com uma reportagem da Superinteressante sobre quantas pessoas lêem no Brasil (estava relacionado ao assunto livro eletronicos). Fiquei um pouco surpreso em relação a esse número: 95,5 milhões de pessoas leram algum livro em 2008. É muito? É pouco?

Primeiro vamos à população brasileira: cerca de 191 milhões de pessoas (estimada pelo IBGE em 2009). Quer dizer que menos da metade leu algum livro em 2008. Agora, dos que leram, 47,4 milhões leram por causa da escola (livros didáticos ou recomendados pela escola). Será que isso quer dizer que apenas cerca de 1/4 (ou 25%) da população tem o hábito da leitura? Para o cenário ficar mais triste ainda, 43 milhões não terminaram de ler.

Talvez isso reflita o mundo atual, onde o tempo fica cada vez mais escasso. Ler requer alguma dedicação. Procurar um livro interessante toma tempo e se a escolha não for acertada, pode resultar em um livro pela metade. Mas o prazer da leitura, ao meu ver, compensa! Os livros eletrônicos estão vindo ai, nos EUA eles já são realidade e estão na moda. Aqui ainda sofremos com falta de acesso à internet. Uma reportagem hoje no UOL revelou que 104,7 milhões de brasileiros não acessam a internet (Pnad 2008).

Se mais da metade da população não acessa a internet e eu imagino que boa parte desse grupo se encaixe na categoria anterior também, ou seja: não lêem livros; imagino de onde essas pessoas obtem informações e cultura. A televisão ainda é o meio de comunicação mais disseminado, mas a mudança está a caminho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo quando você diz que as pessoas não lêem. Simplismente engolem as informações que recebm da TV. Penso que ler é um momento mágico entre você e o livro. Tem o tempo necessário de receber a mensagem, analisar a idéia, refletir sobre a realidade e analisar o que se quer transformar em nossas vidas. Mas para toda essa informação virar conhecimento, tem que ser trocado, passado, emprestado, tem que andar. Pois quanto o conheciento é a única coisa que quanto mais se divide, mais se multiplica. Amei o seu texto. Espero que inspire as pessoas a ler mais. Graças a Deus eu leio muito. Há muito tempo um dia um grande leitor me despertou para o prazer da leitura e nunca mais parei. Leio em média de 2 a 3 livros por mês. Parabéns pela iniciativa do texto. Pode despertar as pessoas mara um novo mundo de liberdade.