Páginas

28 de fevereiro de 2012

Pequenos Grandes Amores

A literatura normalmente enaltece os grandes amores como Romeu e Julieta ou Tristão e Isolda. Na verdade, esse conceito de amor romântico (e muitas vezes trágico) está bastante enraizado na cultura ocidental. Tanto que muitas vezes acreditamos que esse é o "verdadeiro" amor.

Dia dos namorados, aniversário juntos, declarações de amor, presentes e outros gestos românticos são bonitos e muito apreciados. Mas não são só eles que fazem um amor ser real.




Gestos explícitos de amor, especialmente as declarações aos 7 ventos de que se ama alguém, ou que se sente saudades, podem ser muito "bonitinhos",  Um coração apaixonado está sempre inclinado a realizá-los. Quem nunca viu uma faixa na rua com uma declaração de amor, ou assistiu no YouTube um pedido de casamento extraordinário e não se emocionou? As vezes uma simples rosa tem esse efeito.

A origem desse comportamento pode ser traçada até os tempos medievais, onde os romances de cavalaria retratavam um herói destemido que vence todo o mal para conquistar sua donzela. Mas assim como os romances de cavalaria estão longe da realidade, temos que tomar cuidado para não nos tornarmos "Don Quixotes".

Muita gente ainda persegue sonhos inalcançáveis. Especialmente ideais de perfeição nos parceiros. E talvez isso revele a incapacidade de nos aceitarmos (e aceitarmos aos outros) como realmente somos.

No amor, eu acredito muito mais nos pequenos gestos.  Especialmente para aqueles que querem ser realmente felizes. Que querem formar uma família e viver junto com seu companheiro por uma vida. É óbvio que não há uma única forma de amar, mas na minha experiência, fui muito feliz quando vivi situações cotidianas e ainda assim muito especiais, tais como:

  • Acordar, olhar para o lado e ver que aquela pessoa que passou a noite com você é ainda mais linda sem se arrumar.
  • Receber um abraço, um aperto de mão, um pequeno carinho quando não se está esperando.
  • Sorrir pelo simples motivo de que o outro tem o sorriso mais lindo do mundo - porque ela (ou ele) estão sorrindo para você.
  • Dividir uma refeição preparada com carinho, conversar e sentir-se bem sem nenhum motivo a não ser estar ali com aquela pessoa especial.
  • Perceber que de alguma forma a outra pessoa lembrou de você, sem nenhum motivo especial.
  • Ter carinho, respeito e companheirismo - coisas tão difíceis de se materializar assim como são importantes.
  • Se sentir importante para àquela pessoal, porque ela também é importante para você.
Pequenos grandes amores movimentam o mundo. E se você reparar em cada casal feliz, vai ver que os pequenos gestos costumam fazer a diferença entre um amor para toda a vida e apenas mais um romance.

Um comentário:

Jeane Ivarosk disse...

Que bem que ainda existem pessoas que pensem assim...