Páginas

15 de dezembro de 2003

Equilíbrio distante

Achar o equilíbrio é FODA! A linha tênue entre falar de amor e ser meloso. Criticar sem ser hipócrita. Escrever bem sem ser chato.

A ordem e o caos.

Hummm... Esse é o meu exemplo favorito. Você prefere a ordem ao caos? Muitas pessoas responderiam que sim. Mas você tem certeza disso? Imagine que o caos é algo randômico, aleatório, e a ordem é algo certo, que pode ser previsto. Agora imagine um jogo de azar, como uma loteria, ou um jogo de cartas. Qual seria a graça do jogo se não houvesse um fator caótico que é incerteza de quem vai ser sorteado ou de aonde vai parar determinada carta no baralho.

Acho que nenhum dos lados deve predominar. Tudo tende ao equilíbrio, e quando se tenta quebrar essa regra, às vezes o mecanismo para resgatar o equilíbrio tem que ser mais eficiente, e a balança acaba mudando de lado muito rapidamente.

Bush e Saddam: quem é a ordem e quem é o caos?

Um exemplo quando falamos de caos e ordem é a posição dos EUA em relação ao mundo. A nação mais "evoluída" e "democrática" que se julga capaz de julgar os outros, esteve exposta aos agentes do caos nos últimos anos. O seu líder é um exemplo: tornou-se presidente em uma eleição duvidosa, teve o coração de seu país atingido quando ninguém imaginava que isso seria possível e espalha pelo mundo uma imagem negativa do país que representa, ao tentar impor os seus valores como "melhores" ou mais corretos que os dos outros países.

Paixão versus Razão

Mas esse meu exemplo está muito distante do nosso dia-a-dia. Que tal se buscarmos o equilíbrio entre a ordem e o caos nos relacionamentos? Achar o ponto de equilíbrio em um relacionamento amoroso é uma tarefa para poucos. Ligar para ela todos os dias, sempre que der vontade, ou não ligar, esperar a ligação. Dizer o que sentimos, quando nem ao menos nós sabemos. O que sentimos?

Tenho certeza que a paixão é um agente do caos, pois ela normalmente vira a sua vida de ponta cabeça. Na nossa mente a ordem e o caos se enfrentam representados pela paixão e pela razão. Aquele estilo musical que você sempre achou brega, mas que é o favorito da sua amada, pode de uma hora para outra entrar na sua vida. Ou então porque será que existe tanta musica boba falando de amor. Será que é possível se apaixonar sem deixar a razão de lado? Ou a paixão é a falta de razão?

Agora qual seria a graça de paquerar se não existisse a paixão, ou o caos. Você pode acabar com o coração partido, pode acabar completamente desiludido. Mas de uma coisa eu tenho certeza: VALE A PENA TENTAR! Uma vida sem paixão, não é uma vida, é uma seqüência de acontecimentos que antecede a morte. A paixão, ou seja, o caos é aquilo que mexe com as nossas vidas e as torna únicas, algo que valha a pena! Apaixone-se!

Meus agentes prediletos que atuam em nome do caos: paixão e sorte. E meus agentes prediletos que atuam em nome da ordem: paz e amor.

Nenhum comentário: