Páginas

5 de março de 2004

Ria da minha vida

Evandro e Felipe Vamos lá! Preciso falar sobre o livro do Evandro. Nesta quarta-feira estive no Fnac da Av. Paulista para conhecer esse cara que já me contou muito sobre a sua vida, mas que eu nunca tinha visto. Claro, já o conhecia por foto, por e-mail. Não é a mesma coisa que apertar a mão do cara, conversar com ele. E foi exatamente isso que eu fiz.

Após passar alguns minutos na fila (tinha bastante gente esperando pra pegar um autógrafo), finalmente pude encontrar meu ídolo. E preciso dizer: o cara é aquele mesmo que aparece nas histórias dos livros. Tudo o que eu esperava dele estava lá. O sorriso um pouco tímido. A simpatia e a gentileza de um cara inteligente e bem humorado. Enfim, não é um personagem que aparece no livro, e sim o próprio autor.

Curioso foi o que eu encontrei na fila: os mais diferentes tipos de pessoas. Tinha aquele japonês meio nerd e sozinho, com o livro nas mãos esperando pelo autógrafo. Também estavam lá algumas mulheres, em grupos, de duas, três ou até quatro. Conversando e esperando. Será que alguma delas imaginou poder acabar com a solidão do Evandro enquanto liam o seu livro?

Mas o que mais me surpreendeu naquela fila foi um grupo de meninos. Cerca de 16 ou 17 anos. Dois deles já tinha lido o livro. Os outros dois prometeram começar. Um deles relutou um pouco. Afinal de contas o que tem de mais nesses livros? Ah, tem muita coisa legal. Acho que depois de folhear algumas páginas e conhecer pessoalmente o Evandro, com certeza o menino deve ter mudado de idéia.

Mas o que tem nesses livros? Primeiro, não se assuste com a classificação do livro: Humor / auto-ajuda. Não deixa de ser um livro engraçado, porém não é humor. Não estamos falando de algumas piadas sarcásticas. É o relato da vida e dos relacionamentos do Evandro.

Auto-ajuda também não é o objetivo do livro. Claro que depois de ler as histórias e conhecer a vida, você se sente um pouco diferente. Talvez ele te ajude a acreditar no amor. Acho que no fundo o Evandro queria ele mesmo registrar essa vontade de acreditar em algo melhor, algo puro. Um amor de verdade.

As dicas e teorias apresentadas no livro são uma forma engraçada de se enxergar algumas coincidências, algumas situações que são comuns a muitos de nós. Sempre bem humorado o Evandro lembra que não é bom levar o telefone celular ao banheiro, imagine você falando com alguém e de repente você ouve o barulho de uma descarga. Ele lembra também que você não se transforma em uma pessoa especial quando usa óculos escuros (apesar de algumas pessoas acharem isso).

Além disso, ele também dá algumas dicas para as mulheres, tais como: seja feminina, evite fumar, lembre-se que o charme e a sensualidade são tão ou mais importantes que a beleza (lembro da Daniela Cicareli), goste de música, tenha fé, seja simples e humilde (e não boba), tenha sonhos, entre outras.

Não vou falar muito mais sobre os livros senão perde a graça. Acho que já deixei minha opinião aqui. Se você gosta de ler o que eu escrevo, tenha certeza que vai adorar conhecer a vida do Evandro. Eu adorei e sou daqueles que ficam na torcida para que a vida comece a sorrir para ele, pois talvez assim um dia, ela também sorria para agente.

Abaixo, as capas dos três livros do Evandro publicados (clique na imagem para vê-la ampliada):


Ria da minha vida antes que eu ria da sua

Ria da minha vida 2 antes que eu volte a rir da sua

Ria da minha vida 3: a busca de um grande amor

2 comentários:

anderdavid disse...

Engraçado como os leitores e fãs do "livro do Evandro" tendem a o tratar com tanta intimidade assim. Tanta que se referem ao livro, não pelo título mas, pelo nome do autor. Também sou assim.

alane disse...

b sou muita fã dele
queria ir em umas de suas paletras
como faço??
qualquer ajuda é bem vinda