Páginas

12 de julho de 2005

Depois de muito tempo sem escrever resolvi aparecer por aqui de novo...

Níveis de consciência

Antes de qualquer coisa, que fique registrado que “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante... do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Acho que esta é uma boa forma de começar a escrever sobre algo que eu tenho achado interessante ultimamente.

Entrei na internet para descobrir o significado de uma palavra: “meme”. E eu descobri que os memes são “unidades de transição cultural”. A palavra surgiu nos anos 70 quando um biólogo evolucionário, Richard Dawkins, sugeriu que a evolução da cultura deveria ser tratada de forma independente da evolução genética ou biológica. É claro que tudo isso pode ser a maior besteira, mas quase todo conteúdo na internet corre esse risco. Em todo caso, eu achei essas informações interessantes. (Fonte: http://www.wie.org/spiral/more-info.asp?meme )

Mas de onde surgiu essa curiosidade?

Níveis de consciência ou memes. Existem várias teorias por trás daquilo que eu quero descrever em poucas palavras e com pouco tempo, mas em resumo a humanidade vem passando por diversas evoluções culturais ou evoluções no consciente coletivo. Para descrever essas evoluções, uma das formas é através da Espiral de Desenvolvimento. Nada é absoluto nem de fácil classificação, porém para ajudar na compreensão do assunto essa espiral veio a calhar:



Cada um dos níveis acima está presente na humanidade nos dias de hoje. Temos poucos que atingiram o nível amarelo ou o turquesa, mas todo mundo já passou pelo nível bege. Todos já fomos bebês indefesos sem consciência de si mesmos, quando as nossas únicas preocupações são comer e dormir.

A partir do momento em que a humanidade começou a se juntar em tribos atingimos o nível roxo. Mas sem deixar pra trás o nível bege. A cada novo nível nossos horizontes se expandem, porém os níveis anteriores não deixam de ter sua importância.

Bom, não vou conseguir explicar tudo em apenas 1 post. Mas fica a tabela com o resumo acima e a pergunta que me fez parar um pouco pra pensar:

QUEM É VOCÊ????????

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pulooo, qto tempo mesmo né??? Vc resolveu sumirrr, hahaha, e nem vem falar q não chamamos pras baladas pq chamamos sim viu???? Hehehe, ha sim esperanças na minha retrospectiva, afinal, esperança é a última coisa q morre né??? Mto interessante o esquema das cores q vc colocou e o blog ta de cara nove hein??? Bjsss

Juliana Ferreira disse...

até que enfim você de volta...

Anônimo disse...

Não acredito!!!!